quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Masrani Global Corporation

A Masrani Global Corporation é organização focada em telecomunicações, petróleo e setores de bioengenharia.


Logotipo da Masrani Global Corporation

Fundada em 1973 por Sanjay Masrani, a empresa era inicialmente destinada a estabelecer-se no setor de telecomunicações. Em 1983, 10 anos após a sua entrada em operação, a empresa aperfeiçoou a tecnologia Mascom, tornando-se um nome familiar com quarenta e cinco canais em toda a Índia. Masrani morreu em 1992 e a empresa foi passada para seu filho, Simon. Em 1996, a Masrani Global se mudara para a indústria de petróleo, com equipamentos concentrados em Abu Dhabi. Após a morte prematura de John Hammond em 1997, a Masrani comprou a InGen e começou a desenvolver Jurassic World, um parque temático na ilha costarriquenha Nublar. Durante os incidentes na ilha em 2015, Simon Masrani foi morto em um acidente de helicóptero, deixando o destino da Corporação incerto.

Cowan, Swain & Ross

Os escritórios de advocacia de Cowan, Swain & Ross estão localizados em San Francisco, Califórnia e tem como especialização clientes voltados para a área da tecnologia. Uma das suas especializações era prover capital para seus clientes. A empresa tinha propriedade de 5% do estoque geral do Jurassic Park, por ter conseguido $870 milhões de dólares para a InGen. Donald Gennaro era um advogado do escritório, trabalhando sob a supervisão de Daniel Ross, que era um dos principais parceiros da empresa, que exigiu a inspeção da ilha, para garantir a viabilidade do parque.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Teoria do Caos

A Teoria do Caos, apresentada por Ian Malcolm, é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido.

 Na foto (direita), Ian Malcolm apresenta a Teoria do Caos para Ellie Sattler durante o passeio pelo Jurassic Park. Malcolm utiliza o exemplo de duas gotas de água que escorrem pela mão de uma pessoa em direções diferentes por uma diversidade de fatores que estão em constante variação e são, por isso, imprevisíveis.



Imprevistos decisivos  
 
A idéia central da tese é que pequenas alterações numa situação trazem efeitos incalculáveis
  1. A essência da teoria do caos é que uma mudança muito pequena nas condições iniciais de uma situação leva a efeitos imprevisíveis. É o que acontece nesse exemplo hipotético, em que uma menina brinca despreocupadamente com sua bola. Parece uma situação sem grandes conseqüências, mas...

2. ... uma borboleta surpreende a garotinha! Pronto: apareceu a tal "pequena alteração nas condições iniciais". Com o susto, ela deixa a bola cair

3. A bola vai rolando em direção à estrada e a menina corre atrás para recuperá-la. Enquanto isso, um caminhão carregado de sal está passando por ali

4. Para não atropelar a menina, o motorista vira o volante subitamente. Mas o caminhão não agüenta a manobra e tomba. O veículo começa a pegar fogo

5. Todo o suprimento de sal começa a torrar. A fumaça do incêndio está carregada de minúsculas partículas de cloreto de sódio, que sobem para as nuvens

6. Nas nuvens, as partículas de cloreto de sódio atraem pequenas gotinhas de vapor d’água e começam a formar gotas de chuva, que crescem até terem peso suficiente para cair

7. Com as nuvens pesadas, começa a chover depois de algum tempo. Ou seja, a brincadeira inocente da menina, no fim, produziu uma alteração imprevisível nas condições climáticas!


Outro exemplo: Imagine que, no passado, você tenha perdido o vestibular na faculdade de seus sonhos porque um prego furou o pneu do ônibus. Desconsolado, você entra em outra universidade. Então, as pessoas com quem você vai conviver serão outras, seus amigos vão mudar, os amores serão diferentes, seus filhos e netos podem ser outros... No final, sua vida se alterou por completo, e tudo por causa do tal prego no início dessa seqüência de eventos! 

Esse tipo de imprevisibilidade nunca foi segredo, mas a coisa ganhou ares de estudo científico sério no início da década de 1960, quando o meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples têm um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar. Um dia, Lorenz teclou um dos números que alimentava os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, esperando que o resultado mudasse pouco. Mas a alteração insignificante, equivalente ao prego do nosso exemplo, transformou completamente o padrão das massas de ar. Para Lorenz, era como se "o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas". Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o tal "efeito borboleta".

Estava fundada a teoria do caos. Com o tempo, cientistas concluíram que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, do ritmo dos batimentos cardíacos às cotações da Bolsa de Valores. Na década de 70, o matemático polonês Benoit Mandelbrot deu um novo impulso à teoria ao notar que as equações de Lorenz batiam com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais, figuras geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do solo ou as ramificações de nossas veias e artérias. A junção do experimento de Lorenz com a matemática de Mandelbrot indica que o caos parece estar na essência de tudo, moldando o Universo. "Lorenz e eu buscávamos a mesma verdade, escondida no meio de uma grande montanha.
A diferença é que escavamos a partir de lugares diferentes", diz Mandelbrot, hoje na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. E pesquisas recentes mostraram algo ainda mais surpreendente: equações idênticas aparecem em fenômenos caóticos que não têm nada a ver uns com os outros. "As equações de Lorenz para o caos das massas de ar surgem também em experimentos com raio laser, e as mesmas fórmulas que regem certas soluções químicas se repetem quando estudamos o ritmo desordenado das gotas de uma torneira", afirma o matemático Steven Strogatz, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Isso significa que pode haver uma estranha ordem por trás de toda a imprevisibilidade. Só a continuação das "escavações" pode resolver o mistério.

 A Teoria do Caos explicada por Ian Malcolm à Donald Gennaro

A teoria do caos diz duas coisas. A primeira é que sistemas complexos, como o clima, têm uma ordem subjacente. A segunda é o contrário disso: que sistemas simples podem produzir comportamento complexo. Por exemplo, bolas de bilhar. Você atinge uma bola de bilhar e ela começa a rebater nas laterais da mesa. Em teoria, é um sistema bastante simples, quase newtoniano. Como você pode saber a força aplicada na bola e a massa da bola, e pode calcular os ângulos nos quais ela vai atingir as bordas da mesa, pode também prever o comportamento futuro da bola, enquanto ela continua rodando de um lado para o outro. Teoricamente, você seria capaz de prever onde ela estaria daqui a três horas. Mas, na verdade, o fato é que você não pode prever mais do que alguns poucos segundos do futuro. Porque quase imediatamente pequenos efeitos, imperfeições na superfície da bola, minúsculas depressões na madeira da mesa, começam a fazer diferença. E não leva muito tempo até que eles superem seus cálculos cuidadosos. Então esse sistema simples de uma bola de bilhar em uma mesa se mostra um comportamento imprevisível.


Ian Malcolm

Ian Malcolm é um matemático do Texas, especializado na Teoria do Caos. Foi convidado por John Hammond para inspecionar o Jurassic Park em 1993, sendo ferido na fuga do Tiranossauro Rex de seu cercado, tendo que ser internado em um hospital da Costa Rica após sair da ilha.




Mais tarde, em 1997, participou também da expedição para a Ilha Sorna e do Incidente em San Diego, onde junto com Sarah Harding, sua namorada, ajudou a trazer o T-Rex e seu filhote de volta para o navio, para assim serem devolvidos ao Sítio B.

 Escreveu o famoso livro "Deus cria os dinossauros", lido por Alan Grant, Eric Kirby, e mostrado sendo lido por Zara, no monotrilho do Jurassic World. Podemos ver também o livro de Malcolm na mesa da Sala de Controle do novo parque.

Livro "Deus cria os Dinossauros", de Ian Malcolm, na mesa da Sala de Controle do Jurassic World.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Cray XMP


O Cray XMP foi um supercomputador projetado, construído e vendido pela Cray Research. Foi anunciado em 1982 como o computador mais rápido do mundo de sua época. A InGen comprou três deles, o que representava mais capacidade de processamento do que o disponível em qualquer empresa privada dos Estados Unidos e os mandaram para a Costa Rica.

Cray XMP, o supercomputador

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dino-Soar

Após o incidente em San Diego, o público tomou conhecimento da existência de Dinossauros. Foi nesse cenário que a Dino-Soar surgiu.

Dino-Soar em ação


A Dino-Soar era um tour ilegal de parasailing pela costa da Ilha Sorna. O tour era operado por Enrique Cardoso, que levou Eric Kirby e Ben Hildebrand para o passeio em meados de Maio de 2001. Enrique e seu sócio foram atacados e mortos naquele dia, o que acarretou no incidente envolvendo Eric e Ben, onde os dois ficaram perdidos na ilha.

Vila dos Trabalhadores

Dentre todos os projetos ambiciosos que a InGen desenvolveu, provavelmente a "Vila" foi um dos mais sofisticados e, aparentemente, bem-sucedidos.


Centro de Comunicações destruído

Analisando os fatos, pode-se afirmar que o objetivo desta vila não era simplesmente ser uma área de laboratórios e habitação. Além disso, era uma verdadeira fortaleza auto-sustentável. Sofisticados sistemas de computador foram criados para comandarem todas as instalações, gerenciar recursos e garantir a segurança.





Vila dos Trabalhadores em ruínas

Ao contrário da Ilha Nublar, em que a InGen espalhou diversas instalações por toda a sua extensão (como um parque temático deve ser), os edifícios construídos na Sorna ocupam apenas sua região central. Este era o único setor que se encontrava isolado por cercas, dando a impressão de que eram as pessoas que ficavam aprisionadas.

A vila era a única área de habitação humana.

Abaixo estão classificados os tipos de instalações encontradas ali:
  • Moradia - separadas por categorias, como "trabalhadores", "cientistas" e "chefia",
  • Laboratórios:
    • Para desenvolvimento de embriões;
    • Acompanhamento de crescimento de recém nascidos;
    • Encubadoras;
    • Estudo de pragas;
    • Informática;
    • Desenvolvimento de alimentos especiais e remédios;
    • "Educação de filhotes";
  • Galpões - para estocagem de recursos, tais como suprimentos, ferramentarias, materiais e equipamentos;
  • Oficinas - para manutenção de equipamentos, de veículos e de desenvolvimento de máquinas-ferramenta;
  • Uma unidade de extração, tratamento e estocagem de água;
  • Uma pequena área de lazer;
  • Garagem.

domingo, 30 de agosto de 2015

Ilha Sorna

Localizada à 139,2 km da Ilha Nublar, a Ilha Sorna pertence ao arquipélago das Cinco Muertes, da qual também fazem parte as ilhas Peña, Muerte, Tacaño e Matanceros.


Mapa da Ilha Sorna

Tal como as outras, a  Sorna é de origem vulcânica, geologicamente muito rica. Durante os anos de 1920, um grupo de alemães estiveram fazendo explorações de mineração no local. A origem vulcânica também está relacionada com a constante presença de uma cortina de fumaça e nuvens, contendo inclusive enxofre, que recobre quase toda a ilha.

Ilha Sorna

Após fundar a InGen, Hammond entra em contato com o governo da Costa Rica e aluga a Ilha Sorna, construindo secretamente instalações no local. Construtores costarriquenhos foram contratados para  a obra.


Construção da Vila dos Trabalhadores

Uma vez concluídas as obras, entrou em funcionamento um complexo de laboratórios de última geração onde os dinossauros eram produzidos para serem, mais tarde, levados para a Ilha Nublar. Havia um Centro de Comunicações e laboratórios, tudo dentro de uma vila, com alojamentos para os funcionários, restaurantes, igreja e lojas de conveniência. Também existiam construções de um monotrilho, para levar os cientistas rapidamente aos locais da ilha.

Complexo de Administração de Embriões
 Pouco tempo depois do nascimento, os animais eram soltos na selva, para ali crescerem e se desenvolverem. Em condições quase naturais foi possível à equipe da InGen observar os hábitos e aprender muito sobre os dinossauros. Quase todo o conhecimento sobre o funcionamento dos extintos ecossistemas, das relações entre as espécies e de sua fisiologia foram obtidos com os trabalhos na Isla Sorna.



Vila dos Trabalhadores em ruínas


Centro de Comunicações
   
Com a passagem do furacão Clarissa, entre os
anos de 1993 e 1996, as instalações na ilha foram destruídas, e os funcionários forçados a
abandonar suas atividades, deixando os complexos em ruínas.
                     

InGen

Fundada em 1985 pelo geneticista de Standford, Norman Atherton e pelo mega-capitalista John Hammond, a International Genetics Technologies, mais conhecida como InGen, dedicava-se exclusivamente à pesquisa genética.



Logotipo da International Genetic Technologies





Após conseguir 850 milhões de dólares, a empresa deu início às construções na Ilha Sorna e posteriormente, na Ilha Nublar. Além de comprar âmbar, e financiar escavações ao redor do mundo,
a InGen adquiriu ainda 3 super-computadores XMP e cinco poderosos seqüenciadores de genes.

Meses após o incidente na Ilha Nublar, a equipe do Sítio B foi obrigada a abandonar as pressas o complexo da Isla Sorna devido à chegada do violento furação Clarissa. Abandonada, a Isla Sorna ficou sob quarentena.

A InGen entrou num processo de decadência acentuada que quase a levou à falência. John Hammond foi afastado do cargo de presidência. Seu sobrinho, Peter Ludlow, assume.

Numa tentativa desesperada de recuperar o prestígio da InGen, Peter decide reassumir o projeto do "resort" que seria construído na Isla Nublar. Desta vez porém o parque estaria localizado na cidade de San Diego, EUA. A idéia original de Hammond, antes de pensar na Ilha Nublar era construir o complexo turístico numa enorme área pertencente à docas da InGen, em San Diego. As instalações básicas chegaram a ser erguidas, mas Hammond abandonou o projeto para construir o parque na ilha. Peter pretendia terminar a construção e inaugurar o parque em San Diego. Mas para isso ele precisaria capturar os dinossauros criados na Isla Sorna. Para essa tarefa, ele investe pesado em equipamentos de captura e numa equipe especializada. Para chefiar as operações na Isla Sorna, Peter contrata Roland Tembo, caçador profissional muito conhecido por guiar milionários em expedições safáris na África e Ásia.

Após o incidente em San Diego, com Ludlow sendo morto pelo Tiranossauro filhote e com meses depois Hammond falecendo, a Masrani Global compra a InGen, em 1997 e a empresa volta às pesquisas para o novo parque, Jurassic World.

Isla Nublar


Situada a 120 milhas (190 km) da Costa Rica e descoberta em 1525 pelo explorador espanhol Diego Fernandez, a Ilha Nublar existia muito antes dos dinossauros caminharem sobre sua superfície. A Nublar já foi habitada por uma tribo indígena, conhecida como Bribri [a mesma tribo da personagem Nima Cruz, de Jurassic Park: The Game], que foi deslocada por vários exploradores e, finalmente, totalmente realocada pela InGen em 1987, para que se inciassem as obras do primeiro parque.

Além disso, a Nublar abriga uma vasta vida selvagem, com uma grande variedade de aves, bem como o Elaphodus cephalophus nublarus (cervo adornado da Nublar).


sábado, 29 de agosto de 2015

Linha do Tempo - Jurassic Park

Costa Rica (1525)


A Ilha Nublar é descoberta pelo navegador espanhol Diego Fernandez.



 Escócia (1928)

John Hammond

Nasce John Hammond, em Edimburgo, Escócia, que viria a ser o responsável pelo maior fenômeno da engenharia genética que o mundo já viu.











Masrani Global Corporation (16 de Fevereiro de 1973)

A Masrani Global Corporation é fundada por Sanjay Masrani, empresa que seria inicialmente destinada a estabelecer-se no setor de telecomunicações.

Logotipo da Masrani Global

Mascom Network (1973)

A Mascom Network é a primeira e mais antiga subsidiária em funcionamento de propriedade da Masrani. Fundada ao lado da Masrani Corporation em 1973, a Mascom é especializada em telecomunicações e tem conseguido muitos êxitos neste campo, tais como a utilização de comunicações de fibra óptica em 1979, revolucionando a indústria de telefone via satélite durante os anos 1990 e, mais recentemente, criou o Tanius 7, o primeiro telefone celular holográfico do mundo que será lançado em junho de 2015.


A Fundação Hammond (1979)

 Em 1979, fanático por dinossauros como sempre foi e já milionário, John cria a "Fundação Hammond", com o intuito de financiar escavações e procura e compra de âmbar, ovos sintéticos e fósseis.


Âmbar com inseto

(1981 - 1982)

John Hammond começa a planejar a fundação de uma empresa de bioengenharia e contrata a Dra. Laura Sorkin para realizar a extração de DNA de dinossauros de insetos fossilizados em âmbar.

Masrani/Mascom (1983)

Em 1983, 10 anos após a sua entrada em operação, a Masrani Global aperfeiçoou a tecnologia Mascom, tornando-se um nome familiar com quarenta e cinco canais em toda a Índia.

Anfiteatro em San Diego (1983)


Anfiteatro em San Diego, CA







Hammond começa a construção de um anfiteatro em San Diego, um zoológico de Dinossauros no meio da cidade.














Criação da InGen (1985)

Em 1985, após conseguir da Cowan, Swain & Ross $870 milhões de dólares, ele cria a International Genetic Technologies, a InGen, com sede em Palo Alto, Califórnia, para por em prática seu sonho de clonar dinossauros através da Engenharia Genética.

Sede da International Genetic Technologies em Palo Alto, CA

 Construção das instalações na Ilha Sorna (Meados de 1986)

Após fundar a InGen, Hammond entra em contato com o governo da Costa Rica e aluga a Ilha Sorna, construindo secretamente instalações e laboratórios no local. Construtores costarriquenhos foram contratados para erguer as obras, como Laboratórios, casas para os trabalhadores e funcionários da InGen, loja de conveniência, igreja, etc. A InGen envia para a Costa Rica três Crays XMP, supercomputadores muito poderosos, mais do que qualquer outro no planeta na época e 24 sequenciadores Hoods, máquinas que trabalham com o código genético.

Construção da Vila dos Trabalhadores

Millipore Plastic Products

A InGen compra a Millipore Plastic Products, empresa de fabricação de plásticos, para criar ovos sintéticos, a fim de inserir embriões de dinossauros para o nascimento dos mesmos.


Primeiro Raptor criado com sucesso (22 de Abril de 1986)

Em 22 de Abril de 1986, depois de muitas tentativas, o primeiro Velociraptor foi criado com sucesso. Foi uma vitória estrondosa para a InGen, e o sonho de Hammond estava se tornando realidade.




 



Construção do Parque dos Dinossauros (1988)


Mas, após 1 ano de construções, John abandona a ideia e pensa em algo mais grandioso, como um parque temático em uma ilha. Assim, ele aluga do governo costarriquenho outra ilha, a Ilha Nublar, situada a 120 milhas (190 km) da Costa Rica e começa o maior empreendimento de sua vida: O Parque dos Dinossauros, obrigando a tribo local Bri-Bri ser evacuada da ilha.


Construção do Jurassic Park

Morte de Sanjay Masrani (1992).

Sanjay falece em 1992 e a Masrani Global é passada para seu filho, Simon.


Inspeção da ilha (1993)

Com o parque praticamente pronto, os investidores pressionam Hammond e a InGen para fazer uma inspeção no local, para verificar se o mesmo é seguro para receber visitantes. John convida Alan Grant, paleontólogo e sua assistente Ellie Sattler, paleobotânica, para uma vistoria na ilha. Com eles, Hammond traz Donald Gennaro, advogado na 'Cowan, Swain & Ross' e Ian Malcolm, matemático.



Sabotagem


Dennis Nedry
 Enquanto os convidados fazem o passeio pelo Jurassic Park, Dennis Nedry, programador responsável pelo controle dos computadores do parque e com problemas financeiros, rouba embriões da InGen à pedido de Lewis Dodgson, da Biosyn, empresa rival de biotecnologia, que ofereceu U$ 750.000,00 dólares para o roubo, mais R$ 50.000,00 dólares para cada embrião saudável retirado do parque.



Lewis Dodgson conversa com Dennis Nedry




Para driblar a segurança, Nedry desliga os sistemas de segurança e telefones do parque, o que acarreta a fuga dos dinossauros de suas cercas, como o T-Rex, que acaba
 atacando o carro onde estavam os visitantes.





Mas o plano de Nedry fracassa, quando o jipe em que o levava para a Doca Leste, para entregar os embriões roubados, atola na lama e outro dinossauro que escapou, o Dilofossauro, o ataca e mata, acarretando a perda da lata que continha os embriões.




Fim do sonho.

Com extremo caos na ilha, dinossauros soltos, pessoas mortas, como o advogado Donald Gennaro, os outros visitantes deixam a ilha com Hammond em um helicóptero, não aprovando o parque.



Furacão Clarissa atinge a Ilha Sorna (1993)


Centro de Comunicações
  
        
Encubadora




     Após o incidente na ilha Nublar, o furacão Clarissa atinge as instalações da Ilha Sorna, destruindo todo o complexo construído e obrigando os funcionários a abandonar o local.













Operação de Limpeza (Novembro de 1994)

Dr. Wu, geneticista principal do parque, retorna à Ilha Nublar junto com mais alguns funcionários da InGen, para ajudar a desmontar e recolher arquivos e equipamentos da empresa, juntamente com outros materiais importantes.


"O Próximo Passo: Uma Evolução dos Conceitos de Deus" (1995)

Após voltar à Ilha Nublar para recolher arquivos e materiais importantes da InGen e ver que os animais estavam procriando em decorrência do DNA anfíbio, Henry Wu fica intrigado com o acontecimento e isso os inspira a escrever o livro "The Next Step: An Evolution of God’s Concepts" (O Próximo Passo: Uma Evolução dos Conceitos de Deus). Nesse livro, ele propôs a hipótese de que ele poderia trazer novas espécies à vida ao combinar características de várias espécies.


Expedição para estudo de dinossauros no Sítio B (1997)

   Em 1997, o conselho usa o incidente no parque 4 anos atrás para tirar o controle da InGen de Hammond e explorar o Sítio B, a Ilha Sorna. Para evitar isso, John chama Nick Van Owen, especialista em registro de vida selvagem, Eddie Carr, perito em equipamento de campo e Sarah Harding, paleontóloga, para observar a situação dos dinossauros da ilha e registrá-los em foto e vídeo. Hammond chama também Ian Malcolm para ir até a ilha e sabendo que o matemático não aceitaria, John revela que Sarah, sua namorada, já está lá, o forçando a ir.

Já no Sítio B, o grupo avista diversos helicópteros, com dezenas de homens comandados por Peter Ludlow, sobrinho de Hammond, chegando na ilha, com o intuito de capturar os animais e levá-los para o antigo anfiteatro em San Diego, construído em 1987. Nick e Sarah então sabotam os equipamentos do grupo rival, soltando os dinossauros capturados, acarretando a destruição de seus equipamentos. Para caçar o T-Rex, Roland machucou a perna do filhote, para atraí-lo. Nick e Sarah encontram o filhote e o levam para tratar sua perna. Papai e mamãe Rex chegam para resgatar o filhote e destroem o trailer onde o grupo de Hammond estava. Os 2 grupos ficam perdidos na ilha até a ajuda chegar por helicóptero.



Incidente em San Diego

O grupo de Ludlow continua com a ideia de trazer dinossauros pro continente, mas dessa vez apenas o macho Rex e seu filhote. Misteriosamente, o navio que trazia o Tiranossauro, o S.S. Ventura, chega nas docas com a tripulação devorada. O Tiranossauro se solta, instalando o caos em San Diego.





 Ian Malcolm e Sarah Harding usam o filhote para atraí-lo de volta para o barco.








Hammond se pronuncia em um telejornal falando sobre o dever de deixar a ilha isolada, para preservação e bem estar dos animais.









Karacosis wutansis (1997)

Em 1997, Wu e sua equipe conseguem criar um organismo híbrido. Eles haviam combinado o DNA de várias espécies de plantas para criar uma nova planta, Karacosis wutansis (ou Flor de Wu). A criação dessa planta híbrida ganhou a atenção da mídia mundial, inclusive de Simon Masrani.


Masrani Global compra a InGen (1998)

Meses após sua aparição na TV em 1997, John Hammond falece e a Masrani Global, liderada pelo multimilionário Simon Masrani, compra a InGen.


28 de Outubro de 1998  

Um avião cai na Ilha Sorna e a única sobrevivente é uma jovem chamada Anne. Ela então passa a explorar o local procurando por ajuda, até conseguir contatar a Marinha dos Estados Unidos, que mandam ajuda por helicóptero.



1999

Masrani Global adquire acesso limitado a Ilha Sorna e Nublar.

Dezembro de 2000

Simon Masrani promove Henry Wu e o traz para o projeto Jurassic World. Dr. Wu passa a ser visto como um membro de valor da Masrani Global.

2001

A Axis Boulder Engineering, localizada em Dubai, é fundada por Masrani para auxiliar nos processos de design de seus interesses civis e mecânicos. A empresa foi uma das construtoras do Jurassic World, o novo parque.


Maio de 2001 


Ben Hildebrand e Eric Kirby fazem Parasailing ilegal na Ilha Sorna, com o barco de uma mini-empresa chamada Dino Soar e acabam se perdendo na ilha.






18 de Julho de 2001

Paul e Amanda Kirby, pais de Eric, contratam 3 homens, Mash, Cooper e Udeski, para levarem o casal ao Sítio B através de um avião e resgatar o filho e para isso, enganam o Dr. Grant, dizendo que fariam um sobrevôo na ilha apenas, o que não era verdade. Uma vez na ilha, o Espinossauro ataca o avião, e o grupo fica preso na ilha.


Após Paul e Amanda reencontrarem o filho, Alan Grant, através de um telefone por satélite, contata Ellie Sattler para enviar salvamento. Três Pteranodons escapam da ilha.


Agosto/Setembro de 2001

Vic Hoskins, agente de segurança e seus homens, são chamados para o Canadá, a fim de caçar e retirar os Pteranodons do país.


Vic Hoskins


Operação de Limpeza e Construção de um novo parque (2002)

A Masrani Global realizou uma nova operação de limpeza no Sítio A em 2002, quando enviou Dr. Wu com equipes de limpeza à Nublar, a fim de iniciar as obras de um novo parque, o Jurassic World. Durante a construção, entre os anos de 2002 e 2004, a "vida selvagem" que restou do primeiro parque (os dinossauros) permaneceu separada pela segurança da InGen, liderada por Vic Hoskins, contratado após o sucesso com os Pteranodons. A construção foi realizada pela empresa Timack Construction, instituição comprada pela Masrani.

Construindo o Jurassic World


Inauguração do Jurassic World (2005) 

O novo parque é inaugurado com sucesso, recebendo milhares de visitas do mundo todo, com atrações super avançadas e dezenas de espécies de dinossauros.

Rua Principal - Centro de Inovação


Início das obras da Martel (2012)

A InGen começa a construir instalações na Sibéria.


Conclusão das obras da Martel (2014)

Em novembro de 2014, a nova instalação da InGen chamada Martel foi aberta na Sibéria. O objetivo era extrair materiais orgânicos do período Pleistoceno, datados das eras do gelo. Wu mostrou animação com o projeto, acreditando que iria expandir a biblioteca de genomas da InGen, porém negou a especulação de que os materiais encontrados seriam usados para recriar animas da era Cenozóica no Jurassic World.


Wu escreve artigo para revista científica - (Março de 2015)

 Em um artigo para uma revista científica que foi publicado por Wu em março de 2015, ele apresentou um relatório sobre a possibilidade de utilizar a biblioteca de genomas da InGen para ajudar a Medixal Health, empresa que possui 32 hospitais de ensino e pesquisas, em suas pesquisas de doenças em Nova York.

Criação da Indominus Rex (2015)

Indominus Rex saindo do ovo
Dez anos após a abertura do novo parque, algumas pessoas perderam o interesse por dinossauros, e por isso os cientistas do Jurassic World decidem criar um híbrido geneticamente modificado, com genoma de T-Rex, Velociraptor, Lula, Sapos, entre outros. A atração é financiada pela empresa Verizon Wireless. São criadas duas Indominus, mas após um tempo, uma delas comeu sua própria irmã.










Incidente no Jurassic World (11 de Junho de 2015)



Indominus Rex escapa de seu Paddock
 Zach e Gray, sobrinhos de Claire Dearing, chefe de operações do Jurassic World, são convidados pela tia para visitar o parque. Claire pede para Zara, sua assistente, tomar conta dos garotos.

Claire chama Owen Grady, ex-militar, para checar o Paddock da Indominus Rex. O híbrido acaba escapando de sua jaula, causando um estrago sem limites no parque, matando 2 funcionários da jaula e em seguida todos os agentes de segurança da ACU, responsável pela contenção dos animais no parque.

Indominus também ataca Zach e Gray na Girosfera, além de vários Apatossauros e um Anquilossauro. O híbrido destrói o Aviário, libertando os Pteranodons e os Dimorfodontes de seu abrigo, causando a queda do helicóptero de Simon Masrani, e por consequência, sua morte. Os Pterossauros voam em direção a Rua Principal do parque, ferindo os visitantes. Zara é pega por um Pteranodon, e acaba caindo na lagoa, onde surge o gigante das águas Mosassauro e engole os dois de uma só vez.

Indominus Rex ataca Zach e Gray na Girosfera












Helicóptero de Simon Masrani explode, causando sua morte instantaneamente




Após a morte de Masrani, com a situação fora do controle, visitantes feridos e desesperados, Vic Hoskins assume o controle do parque e solta o Raptor Squad, os raptores de Owen: Blue, Charlie, Echo e Delta, para caçar a Indominus. No entanto, os raptores se comunicam com o híbrido e se viram contra os humanos, os atacando.


Raptor Squad


Claire, pede a Lowery, funcionário da sala de controle, para abrir o Paddock 9, liberando o Tiranossauro Rex, o único dinossauro no parque capaz de derrotar o mostro geneticamente modificado.




Com a ajuda de Blue, única raptora sobrevivente, Rexy luta contra a Indominus, ferindo-a e jogando-a para a beira da lagoa, quando o Mosassauro surge das águas para arrastá-la para o fundo.





Com a ameaça derrotada, o parque é abandonado, deixando Rexy, Blue, Mosassauro e os outros dinossauros por lá. Claire e Owen resolvem ficar juntos e assim como os visitantes, retornam ao continente.

Rexy reina absoluta na ilha Nublar